autumn morning

segunda-feira, setembro 15, 2008

Interrail: Praga

Chegamos a Praga às 14.45h e a nossa primeira preocupação foi, como sempre, comprar os bilhetes para a próxima viagem: Amesterdão. Foi a única dificuldade que lá encontramos...

Seguia-se a procura de alojamento... fomos procurar um mapa para nos orientarmos e foi ai que uma senhora de cabelos brancos se aproximou de mim e com um inglês muito básico nos perguntou se precisavamos de alojamento! A oferta pareceu-nos tentadora demais para rejeitar... quarto para duas pessoas, a 30 € por noite, no centro da cidade onde não iamos precisar de usar qualquer transporte! Decidimos segui-la, um pouco receosos... enquanto ela nos explicava onde podiamos comer barato e onde trocar dinheiro sem taxas adicionais... com 2 ou 3 perguntas percebemos que ela pouco sabia de inglês e que o discurso era apenas decorado...

Quando chegamos à casa dela, que era realmente no centro da cidade, a poucos metros de uma das Praças centrais, deparamo-nos com um prédio antigo, de tectos altíssimos e ar frio... foi preciso abrir 5 portas para encontramos o quarto, que era surpreendentemente grande, com um tecto muito alto, um grande armário repleto de livros e as paredes cobertas de quadros religiosos e crucifixos. Vimos a casa de banho que teriamos de partilhar com mais 2 quartos e decidimos ficar. Pagamos, deu-nos uma chave e ficamos com a sensação de que não mais a veriamos...

Apesar de termos almoçado às 17h este dia deu ainda para dar um passeio pela Praça Venceslau, onde vimos o Museu Nacional, a Estátua de S. Venceslau, o Grand Hotel Europa e a Passagem Lucerna. Passamos pelo supermercado, jantamos enlatados e preparamo-nos para o dia seguinte...

No dia seguinte vimos o nosso banho adiado pelo facto de estarem uns ingleses a lavar roupa na banheira e fomos para a rua mais cedo do que o previsto...

Durante todo o dia percorremos as lindíssimas ruas da cidade sob um calor quase insuportável... descemos a Praça Venceslau, passamos pelo Mercado Havelska e pela Karlova até chegar à Praça da Cidade Velha onde vimos o Relógio Astronómico... seguimos então para o bairro judeu, mais conhecido por Josefov, onde pudemos ver a Casa natal do Franz Kafka, o Cemitério Judeu e várias Sinagogas, incluindo a Sinagoga Maisel, a Sinagoga Alta, a Sinagoga Antiga Nova e a Sinagoga Klaus. Ali perto estava o Rudolfinum, uma casa de óperas, mesmo nas margens do rio, ao lado da Ponte Maneky most. Antes do almoço tivemos ainda tempo para uma visita ao Convento de Sta. Inês e depois fomos à conhecida Ponte Carlos e atravessamos o rio para subir a cidade até ao Castelo de Praga, de onde se tem umas vistas fantásticas e inesquecíveis sobre a cidade.

Era então hora de descansar porque o dia seguinte era novamente de viagem...

O comboio para Amesterdão partiu a horas e no nosso compartimento viajavam também dois Australianos e uma Brasileira com quem dividimos algumas experiências de viagem e que nos fizeram esquecer o imenso tempo de viagem por um bocado até serem horas de dormir...

Já tinha estado em Praga mas esta foi uma experiência completamente diferente... o calor de Praga é bem mais suportável que o frio e desta vez consegui aproveitar e sentir muito mais a cidade... percorri ruas encantadoras... é uma cidade mesmo muito bonita e onde é fácil fazer turismo...